MOMENTO CONCEITUAL

 

Para o Sucesso deste novo modelo de operação, é fundamental aprender a desaprender, pois, para a construção do novo, é imperativo se desvencilhar de modelos ultrapassados, desgastados, caros, por vezes ineficientes, dissonantes da dinâmica atual. O atual cenário  pede maior proximidade entre a indústria, o varejo e o consumidor final, com eficiência e eficácia, permitindo acesso mais fácil aos produtos desejados, com o custo correto, e no momento em que o consumidor deseja o produto.

O QUE HOUVE COM A INDÚSTRIA NOS ÚLTIMOS 30 ANOS?

 

• Estabilidade Econômica (melhor análise de rentabilidade).
• Foco na redução de custos, transferindo o atendimento do canal varejo para o canal indireto (Atacados/Distribuidores).
• Eliminação da frota de caminhões
• Redução do quadro de vendas.
• Tecnologia melhorando a gestão

O QUE HOUVE COM O ATACADO NOS ÚLTIMOS 30 ANOS?

 

 O canal indireto se fortaleceu e virou a grande opção de atendimento. 
• Praticamente todas as indústrias optaram por este canal.
• Muitas opções de atacadistas (muita oferta de oportunidades).
• Distribuição em muitos casos fidelizada
• Inicia-se a briga por preços (equipe do atacado vende preço e cada vez mais baixos)

 

 

O QUE HOUVE COM O VAREJO NOS ÚLTIMOS 30 ANOS?

 

• Muita oferta de produtos, em todas as categorias                               
• Muitos fornecedores indiretos ofertando o mesmo produto.                 
• Redução do Lead Time nos pedidos efetuados                                    
• Redução na área de armazenagem (depósitos).                                  
• Aumento nas áreas de vendas (o depósito foi para o PDV).                  
• Crescimento do poder de barganha (muita oferta), o que criou e alimenta os famigerados leilões e cotações
• A tecnologia melhorando a gestão

COMO ESTÁ O MERCADO ATUALMENTE?

 

• Identificada uma redução no mix das indústrias (o atacado tem como tendência a venda apenas da curva A).

 Comoditização de produtos.

 Perda de rentabilidade.

 Perda da qualidade do serviço (como o atacado é muito assediado, e tem muita oferta de produtos similares, começa um ganha/perde e não o tradicional ganha/ganha.

 A indústria não tem relacionamento no mercado, pois não domina a cadeia e depende do trabalho do canal indireto. Com isso, perde consistentemente Share.

•  O Canal Cash Care surge e se fortalece como a grande oportunidade de escoamento de produtos, o que cria outro grande problema para a indústria, pois concentra e reduz margens.

Administração de Filial Cross-Docking

 

Carregamento, Paletização,

Movimentação, Armazenamento,

Gerenciamento de Estoques,

Separação, Formação de kits,

Embalagem/ reembalagem,

Etiquetagem/Precificação,

Processamento de Pedidos, Roteirização,

Emissão de NF’s, Entrega,

Gerenciamento de Transportes,

Medidas de Desempenho,

Trabalho de merchandising com atuação direta nos PDVS.